Licenciatura em Filosofia

Prof. Dr. Pe. Clodomiro Sousa e Silva

COORDENADOR DO CURSO

Graduação presencial

O Curso de Licenciatura em Filosofia recebeu do INEP o Código 122048; foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) através da Portaria nº 725, publicada no D.O.U. aos 04 de junho de 2009 (seção 1, nº 106, p. 94); reconhecido mediante Portaria nº 603, publicada no D.O. U. aos 20 de novembro de 2013 (seção 1, nº 225, p. 11); e teve o seu reconhecimento renovado respectivamente pelas Portarias do MEC: nº 1.094, publicada no D.O.U. em 30 de dezembro de 2015 (seção 1, nº 249, p. 55),  e  nº 151, publicada no D.O.U. em  23 de junho de 2023 (seção 1, nº 118, p. 39).

A matriz curricular do Curso contempla desde as disciplinas mais tradicionais da Filosofia – História da Filosofia, Teoria do Conhecimento, Ética, Lógica e Problemas Metafísicos – até as áreas mais recentes do saber filosófico, tais como Filosofia da Ciência, Filosofia da Mente, Filosofia da Linguagem, Estética, Filosofia Política dentre outras.

O currículo do Curso está organizado de forma a propiciar uma sólida formação em História da Filosofia, em vista de capacitar os alunos para a compreensão e transmissão dos principais temas, problemas e sistemas filosóficos, como recomendam as novas diretrizes curriculares estabelecidas pelo Conselho Nacional da Educação.

A formação pedagógica requerida ao licenciado está organizada de modo a contemplar as novas exigências para a formação de professores reflexivos e comprometidos com uma educação voltada para o desenvolvimento da cidadania.

A articulação dos conhecimentos filosóficos com os conhecimentos pedagógicos direciona-se para uma formação humanística, voltada para a compreensão da totalidade do real e reflexão de questões decisivas para o existir humano.  O Curso propicia o contato dos alunos com as fontes filosóficas originais, buscando desenvolver a compreensão lógica e humanística do pensamento filosófico desde a antiguidade até à atualidade, tendo em vista capacitar os alunos para a análise objetiva e crítica dos sistemas filosóficos.

As disciplinas, que são os meios de concretização dos conhecimentos curriculares, têm seus conteúdos organizados de forma a proporcionar aos alunos, desde o primeiro semestre do Curso, as reflexões teóricas, os questionamentos críticos e a análise da realidade social e educacional, necessários à prática da crítica filosófica. Tendo em vista a efetiva vivência dessas experiências, as atividades de ensino durante o Curso serão desenvolvidas em estreita articulação com atividades de pesquisa e extensão.

A matriz curricular do Curso mostra o conjunto de disciplinas que compõem o currículo, organizadas por semestre e indicando as cargas horárias semestral e semanal.

PERÍODOS

DISCIPLINAS

C/H SEM.

CRÉD.

PRIMEIRO

(1º ANO)

1

Introdução à Filosofia

60

4

2

Língua Portuguesa

60

4

3

Latim

45

3

4

Introdução à Sociologia

45

3

5

Introdução à Psicologia

45

3

6

Metodologia Científica

60

4

7

Metodologia do Estudo Filosófico

45

3

 

Total do Bloco

360h

24

SEGUNDO

(1º ANO)

8

Prática Pedagógica I

60

4

9

Psicologia da Educação

45

3

10

Sociologia da Educação

45

3

11

História da Filosofia Antiga

75

5

12

Lógica

75

5

13

Teoria do Conhecimento

60

4

 

Total do Bloco

360h

24

TERCEIRO

(2º ANO)

14

Prática Pedagógica II

120

8

15

Filosofia da Educação

60

4

16

Problemas Metafísicos I: Ontologia

60

4

17

Antropologia Filosófica

60

4

18

História da Filosofia Medieval

75

5

19

Filosofia da linguagem

60

4

 

Total do Bloco

435h

29

QUARTO

(2º ANO)

20

Prática Pedagógica III

120

8

21

História da Educação

45

3

22

Problemas Metafísicos II: Teodiceia

45

3

23

História da Filosofia Moderna

75

5

24

Ética

60

4

25

Optativa I

45

3

 

Total do Bloco

390h

26

QUINTO

(3º ANO)

26

Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

60

4

27

Filosofia do Mundo

60

4

28

História da Filosofia Contemporânea

75

5

29

Filosofia da Ciência

60

4

30

Filosofia da História

60

4

31

Trabalho de Conclusão de Curso I

45

3

 

Total do Bloco

360h

24

SEXTO

(3º ANO)

32

Prática Pedagógica IV

105

7

33

Políticas de Educação e Organização da
Educação Básica

45

3

34

Didática do Ensino da Filosofia

45

3

35

Filosofia Latino-americana e do Brasil

45

3

36

Estética

45

3

37

Filosofia Política e Social

45

3

38

Trabalho de Conclusão de Curso II (escrita
do trabalho)

120

8

Total do Bloco

450h

30

SÉTIMO

(4º ANO)

39

Estágio Curricular Supervisionado no Ensino
Fundamental

210

14

40

Patrologia: pensamento cristão primitivo

60

4

41

Optativa II

45

3

42

Seminário I

30

2

43

Seminário II

30

2

Total do Bloco

375h

25

OITAVO

(4º ANO)

44

Estágio Curricular Supervisionado no Ensino
Médio

210

14

45

Introdução à Ética Cristã

45

3

46

Optativa III

45

3

47

Optativa IV

30

2

Total do bloco

375h

26

DISCIPLINAS

2.235h

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

405h

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

420h

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

200h

CARGA HORÁRIA TOTAL

3.260h

Duração mínima do curso de 4 anos

Duração máxima do curso de 6 anos

 

DISCIPLINAS

C/H SEMESTR.

CRÉD.

Filosofia da Mente

45

3

Hermenêutica

45

3

Inglês Instrumental

45

3

Introdução à Economia

45

3

Introdução à Administração

45

3

Teoria da Comunicação

45

3

Sociologia da Religião

45

3

Filosofia da Religião

30

2

Antropologia Cultural

45

3

História do Cristianismo Primitivo

45

3

Pentateuco: a Torah Hebraica

45

3

Noções do Grego Antigo

30

2

Noções do Hebraico Antigo

30

2

 

SEMINÁRIOS

C/H SEMESTR.

CRÉD.

Cristianismo e Direitos Humanos

 

30

2

Cultura Brasileira

30

2

Textos Sagrados

30

2

Ética, Cidadania e Meio Ambiente

30

2

Leitura de uma Obra Filosófica

30

2

Biopolítica

30

2

Tópicos Especiais em Filosofia da Linguagem

30

2

Tópicos Especiais em Filosofia Antiga

30

2

Tópicos Especiais em Filosofia Medieval

30

2

Tópicos Especiais em Filosofia Moderna

30

2

Tópicos Especiais em Filosofia Contemporânea

30

2

    

 

Professores