ICESPI EM DEBATE

59º Dia Mundial das Comunicações Sociais – “Não esqueçais o coração” (Papa Francisco)
Assessora: Ana Paula

Na última terça-feira, 22 de abril de 2025, aconteceu no auditório do ICESPI mais uma edição do evento ICESPI em Debate. O tema da vez foi o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o lema “Não esqueçais o coração”, uma frase do Papa Francisco. A convidada e assessora do evento foi a jornalista Ana Paula, responsável pela comunicação da Arquidiocese de Teresina.

Durante sua apresentação, Ana Paula conduziu de maneira leve e objetiva a exposição da carta divulgada pelo Papa Francisco para esta edição do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrada no próximo dia 1º de junho. O tema central da carta é: “Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações” (cf. 1Pd 3,15-16). A assessora destacou os principais pontos do documento pontifício.

Entre eles, o Papa ressalta a necessidade de “desarmar a comunicação”, apontando que sua função primordial deve ser a de propagar esperança, e não medo, desespero, preconceitos ou rancores. Outro ponto relevante mencionado foi a chamada “dispersão programada da atenção”, que aborda o impacto dos algoritmos digitais na nossa percepção da realidade.

Além disso, o Papa enfatiza a importância de “dar com mansidão a razão da nossa esperança”, reforçando que comunicar na Igreja exige uma verdadeira experiência com Cristo. Assim, comunicar deixa de ser apenas relatar fatos e passa a ser também um ato de evangelização;

“Por isso, sonho com uma comunicação que saiba fazer de nós companheiros de viagem de tantos irmãos e irmãs nossos, para, em tempos tão conturbados, reacender neles a esperança”. – Papa Francisco

Ao final da carta, o Papa nos exorta com o apelo: “Não esqueçais o coração”, encorajando a uma comunicação feita com mansidão, empatia e humanidade. Ele convida os comunicadores a não se esquecerem do rosto do outro, sendo testemunhas de uma comunicação não hostil, que construa pontes e promova uma verdadeira cultura do cuidado.

Encerrando sua fala, Ana Paula compartilhou também aspectos de sua atuação na equipe de comunicação da Arquidiocese de Teresina, destacando a organização do trabalho e sua experiência atual na cobertura da morte do Papa Francisco, respeitando os princípios e orientações expressos na própria carta pontifícia.

Confira a carta na íntegra:

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE, O PAPA FRANCISCO, PARA O DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Texto por: Kévin Vieira.